Estados da Região Sul têm previsão de geada amanhã (29)

A semana começa com baixas temperaturas em grande parte do Sul do país devido à chegada de uma massa de ar de origem polar. As áreas que poderão ser mais afetadas no decorrer dos próximos dias incluem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podendo atingir, também, áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Entre o sul do Mato Grosso do Sul, o Pantanal, áreas de São Paulo e o norte do Paraná, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para quedas de temperaturas, entre 3ºC e 5ºC hoje (28) persistindo até amanhã (29).

Já para o Sul do país, o Inmet antecipa aviso amarelo (Perigo potencial: Risco leve de perda de plantações. Temperatura mínima até 3ºC) para geadas entre às 3h e 7h de terça-feira (29). Produtores rurais das áreas que poderão ser mais afetadas, como a região serrana do Rio Grande do Sul, serra e meio-oeste de Santa Catarina, e região de general Carneiro no Paraná, devem ficar atentos.

O frio no Rio Grande do Sul ocorre desde ontem (27). Estações do Inmet no estado gaúcho registraram, até às 8h desta segunda-feira (28), as menores temperaturas do país, com destaques para Quaraí, com 4,2°C e, São Gabriel, com 6,3°C.

Chuvas intensas

Áreas de instabilidade devem ocasionar pancadas de chuva isoladas no centro-leste de São Paulo abrangendo também o Triângulo Mineiro e também o leste do Mato Grosso do Sul. A previsão do Inmet indica um volume de chuvas entre 30 mm e 50 mm que devem se concentrar entre a tarde e noite de hoje (28), acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h.