Mato Grosso do Sul será o primeiro estado brasileiro a aderir a uma combinação inédita de tecnologias que vai garantir que toda a produção de sementes das associadas da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso do Sul) seja sustentável. A empresa Ceptis Agro e a Aprossul assinaram, nesta quinta-feira (27), um contrato que une o programa Semente Legal com a nova tecnologia TrustScore – um avançado sistema de monitoramento e avaliação da sustentabilidade nas propriedades. O sistema foi apresentado em evento da ONU/PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e União Europeia, no mês passado. A Ceptis Agro também irá apresentar o TrustScore na Climate Week em Nova Iorque – EUA, em 23 de setembro.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O Programa Semente Legal é uma solução que garante a origem e a qualidade das sementes forrageiras por meio de uma etiqueta de segurança, aliada a um avançado sistema de rastreabilidade. Nesta nova edição, o Semente Legal irá também verificar 60 indicadores sociais, ambientais e econômicos das propriedades e dos processos produtivos de sementes. A parceria com a associação alcançará 11 empresas sementeiras de soja, milho e forrageiras, que produzem mais de 50 milhões de quilos de sementes.
Para o presidente da Aprossul, Celso Pess Junior, o projeto vem para atender a demanda recente pela sustentabilidade no agro. “Estamos em um momento de evolução e a união com o TrustScore é um passo além da organização e do controle de qualidade. Com o com o apelo crescente pela sustentabilidade, agora poderemos fornecer toda a base do insumo da agricultura, que são as sementes, de forma sustentável e com garantia de que não há mão de obra ilegal, áreas ilegais, pirataria, entre outros problemas”, destacou.
Inovações voltadas à sustentabilidade no campo são urgentes
O rápido crescimento do desmatamento na Amazônia afeta fortemente a imagem do Brasil no exterior. A crise ambiental no Brasil no campo ameaça prejudicar exportações de produtos agrícolas e causar desinvestimentos internacionais. De acordo com Philippe Ryser, CEO da Ceptis, neste cenário as inovações voltadas à sustentabilidade no campo são necessárias e urgentes. Por isso, a Ceptis investe cada vez mais em inovação nesse novo contrato com a Aprossul. É a primeira vez no Brasil que as produções de sementes serão verificadas em seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. “Nossa solução do Semente Legal já é uma referência de produtos de qualidade e origem garantida, em que os produtores e consumidores têm total confiança. Agora, seremos também pioneiros na criação das primeiras sementes forrageiras com selos de sustentabilidade do Brasil”, explica.
Leia Após a colheita, é hora de suplementar o cafezal
De acordo com Roberto Miyano, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Ceptis Agro, a iniciativa é importante para oferecer visibilidade ambientalmente positiva do Brasil na área rural. “O processo de monitoramento TrustScore também promove a credibilidade do País – ao oferecer informações críveis e mensuráveis sobre a sustentabilidade no campo, assim como também rastreia e verifica a qualidade dos produtos. Isto é, o programa incentiva a boa produção, beneficiando toda a sociedade”.




