Sim, leite é a melhor bebida para hidratação do corpo. Com o calor e a baixa umidade do ar, devemos nos hidratar e nada mais refrescante do que um copo de leite fresquinho.
À primeira vista, as bebidas isotônicas, à base de água, carboidratos e sais minerais, parecem ser a melhor opção. Afinal, elas são elaboradas especialmente para hidratar os praticantes de atividades físicas intensas e prolongadas, nas quais perdemos muito líquido.
Curiosidade – Conheça o Rei do Gado Leiteiro
Mas, na verdade, o leite vence o isotônico no quesito hidratação – e deixa até a água para trás. Essa foi a conclusão de um estudo recente, que comparou várias bebidas e mostrou que o leite, integral ou desnatado, mantém o corpo mais hidratado e por um período maior do que todas as outras opções (incluindo água e suco), especialmente por ser mais rico em sódio e potássio, minerais que regulam a entrada e saída de água das nossas células.
O que há de comum entre exploradores no Deserto do Sahara e policiais em uma perseguição a bandidos?
Os exploradores precisam manter água no organismo e os policiais não têm muito tempo para urinar. Ou seja, ambos precisam se manter hidratados.
Esse tipo de informação, foi exatamente o que motivou um time de pesquisadores britânicos a desenvolver um estudo sobre índices de hidratação. Liderados por Ronald Maughan, da Loughborough University, na Inglaterra – uma instituição referência em ciência dos esportes – o grupo desenvolveu um índice que descreve o quão bem uma pessoa saudável e hidratada retém de água ao ingerir líquidos.
O objetivo não foi apenas guiar as decisões de exploradores no deserto ou de policiais, mas também ajudar canoistas, marinheiros, atletas, atores e qualquer outra pessoa que esteja tentando quebrar um recorde fazendo uma atividade longa e ininterrupta.
Os pesquisadores apresentaram os indíces de hidratação de 13 líquidos comumente utilizados para hidratação, tendo como base a resposta do organismo humano ao consumo de cada um deles em um ensaio controlado. Foram eles: água sem gás, água com gás, Coca-Cola, Coca-Cola Diet, bebida esportiva (Powerade), solução de rehidratação oral (Dioralyte), suco de laranja, cerveja, café, chá quente, chá gelado, leite integral e leite desnatado.
Setenta e dois homens jovens, com aproximadamente a mesma altura e peso, foram avaliados. Depois de assegurar que todos apresentavam o mesmo grau de hidratação, os pesquisadores pediram que consumissem 1 litro de um dos líquidos em um período de 30 minutos. Na sequência, esvaziaram a bexiga a cada hora para que fossem feitas várias mensurações. Esse procedimento foi repetido outras três vezes, variando o tipo de líquido que cada homem consumia a cada vez.



