Nesta sexta-feira(23) teve o início da colheita, que mudou a paisagem do lugar, bem como a vida desta comunidade Xavante. Há 4 meses, os Índios Xavantes, da reserva Sangrador, deram início a preparação da terra para o plantio de arroz através do projeto Independência Indígena e os resultados foram promissores.

Independência Indígena

O evento de abertura da colheita contou com a presença de diversas autoridades políticas e de 57 caciques das Aldeias que serão beneficiadas com a ação. O projeto foi lançado em 2019 e prevê a disponibilização de ferramentas para que os índios produzam inicialmente alimentos para a sua subsistência e futuramente para comercialização. Segundo o secretario estadual de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, o governo de Mato Grosso tem uma expectativa de poder dar uma independência financeira, social e econômica, além de qualidade de vida aos indígenas. “Dá para ver claramente que podemos juntar o respeito ao meio ambiente, o respeito à cultura, aos costumes dos nossos indígenas, para que eles também possam ter qualidade de vida e renda dentro da sua propriedade.“, comenta Silvano.

O superintendente de assuntos indígenas, Agnaldo Santos, explica que a estratégia é levar esse modelo para todo estado de Mato Grosso. “Outros governadores que passou pelo estado de Mato Grosso nunca deram atenção a comunidade indígena como o governador Mauro Mendes e a primeira dama Virgínia.

Parcerias

Além do governo, a Independência Indígena, conta também como parceiros, o Sindicato Rural de Primavera do Leste e a Fundação Nacional do Índio – Funai. Segundo informações, o povo Xavante é considerado o mais carente do estado e este projeto vai trazer possibilidade de uma fonte de renda através da comercialização da produção. Para o líder indígena, Bartolomeu Patira, este é só começo e a intenção é abrir mais áreas para a produção. “Hoje, com esta independência aqui, nós precisamos abrir mais, todo o nosso espaço, dentro dos direitos legais que podemos dar sustentabilidade ao nosso povo da terra indígena Sangrador.“, comemora Patira.