Confira o Boletim CLIMATEMPO 07 a 13 de fevereiro 2023 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil.

A alta umidade no Estado de São Paulo está prejudicando a colheita de laranjas e aumentando a incidência de pragas. Além disso, as pancadas de chuva fortes vão continuar nos próximos dias na região, principalmente no norte do estado, com os maiores volumes acumulados concentrados entre o sul de Minas Gerais e a região central do Rio de Janeiro.

São esperados alertas para novos transtornos nas regiões e também para queda de granizo, que deve afetar uma faixa que vai desde o Rio de Janeiro passando por Goiás até o Sul do Tocantins.

Já na Bahia e na região sul do país, o tempo vai continuar firme, com pancadas de chuva pontuais. No norte do país, a zona de convergência entre Tropical vai continuar trazendo fortes pancadas de chuva para o Piauí, Maranhão e boa parte do Norte.

Em relação ao Norte do Tocantins, são esperados 100 mm de chuva. Na próxima semana, o tempo vai continuar seco no nordeste, incluindo mais regiões, e também no Rio Grande do Sul, onde a seca dos pastos já está comprometendo a alimentação dos rebanhos.

Os maiores volumes de chuva vão continuar concentrados no norte do país, com 100 mm para o norte do Amapá. A zona de convergência intertropical e as pancadas de chuva que ocorrem no final da tarde vão continuar entre o Sudeste e o Centro-Oeste, podendo ser acompanhadas de fortes rajadas de vento e também trovoadas.

A alta umidade no Sudeste do Brasil, aliada a um cavado meteorológico e à presença de uma borda de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis da Atmosfera (VCAN), devem influenciar na ocorrência de chuvas na região ao longo da semana.

Neste início de semana, em Minas Gerais, já é possível observar núcleos de chuva. A partir da tarde, a região norte da Zona da Mata Mineira, a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Sul de Minas têm condições para fortes pancadas de chuva, com chances de temporais.