BRQ Brasilquímica aposta em meio líquido para formulação de seus bioinsumos, especialmente na linha de controles biológicos
Na última quinta-feira, 13 de março, tivemos o privilégio de conhecer a infraestrutura da BRQ Brasilquímica, em Batatais(SP), uma empresa com uma história rica e um futuro promissor no cenário do agronegócio nacional. Mais do que uma visita industrial, foi uma imersão em uma cultura focada em crescimento, inovação e, acima de tudo, nas pessoas que movem a engrenagem da produção de insumos para a nutrição de plantas. Essa visita fez parte do Road-Show para Comunicadores do Agro, um iniciativa da Texto Comunicação que reuniu 24 profissionais de 14 estados brasileiros.

Desde o primeiro momento, fomos recebidos com a cordialidade que parece ser a marca registrada da BRQ. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto a estrutura organizacional da empresa, liderada por um Conselho de Administração atento e uma diretoria engajada, com resultados sólidos alcançados nos últimos anos.
A história da BRQ, fundada em 1995 pelo Dr. João do Prado, pai do atual presidente do Conselho Adminstrativo, Marcelo Fernandes, é marcada por uma evolução constante. O que começou pequeno se transformou em uma potência que projeta um crescimento de 30% no faturamento para 2025, mantendo a rentabilidade. Essa projeção é “fruto de um compromisso formalizado no orçamento da empresa, sustentado por um planejamento estratégico robusto“. Esse crescimento notável, impulsionado por uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 30% nos últimos 5 anos, reflete um planejamento estratégico robusto e uma execução eficaz.

Vimos de perto o resultado desse planejamento nos números impressionantes que nos foram apresentados: a receita da empresa saltou de R$ 159 milhões para R$ 232 milhões nos últimos dois anos. Nas palavras do presidente do Conselho de Administração, Marcelo Fernandes, “Igualmente importante é o sólido relacionamento construído com os fornecedores nacionais e, especialmente, com os internacionais[…] Desde os meus 18 anos, eu cheguei na empresa e […] passei a coordenar todas as operações da empresa. Em 2018 foi quando começou toda a transformação da Brasilquímica, nós entendemos que era uma empresa grande, que precisava ser tocada como uma empresa grande. E começamos a a tirar aquele ambiente familiar e criar um ambiente corporativo dentro da companhia“, explica Marcelo.
O avanço da BRQ Brasilquímica

O CEO da BRQ, Renan Cardoso considera a qualidade dos produtos e trabalho em equipe como grandes diferenciais, “Nosso crescimento, também projetado para este ano, reflete o bom trabalho da equipe e a qualidade do nosso portfólio. Também contamos com o reconhecimento que temos pela qualidade dos nossos produtos, algo que valorizamos muito nestes 30 anos de história. Igualmente importante é o sólido relacionamento construído com os fornecedores nacionais e, especialmente, com os internacionais“.
Um dos pilares desse sucesso reside na governança da empresa, que passou por uma significativa transformação em 2018, buscando uma gestão mais corporativa sem perder a valorização das pessoas. Ouvimos com atenção sobre o trabalho realizado em 2022 para remodelar a missão, visão e valores da BRQ, um processo que envolveu toda a equipe e contou com o apoio de especialistas no setor.

Essa imersão na cultura organizacional nos revelou um ambiente onde a integridade, o foco em resultados, a valorização das pessoas e a sustentabilidade são mais do que palavras no papel, são princípios que guiam as decisões e o dia a dia da empresa. Segundo o CEO, Renan Cardoso, “Um de nossos valores está centrado no desenvolvimento profissional. Por isso, a BRQ se empenha em qualificar seu capital intelectual, para que todos evoluam tanto em termos pessoais quanto na carreira que optaram por seguir.”, complenta Renan.
Ficamos impressionados com a amplitude do portfólio da BRQ Brasilquímica, que abrange adjuvantes, inoculantes, controle biológico, fertilizantes foliares, fertilizantes organominerais, bioestimulantes e sais para a agricultura e pecuária. A empresa se orgulha de ter um dos portfólios mais completos do mercado. Testemunhamos o lançamento de sete novas formulações de fertilizantes especiais apenas em 2024, demonstrando o dinamismo e o investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento. “O plano de investimentos inclui aumento da presença no segmento de fertilizantes especiais e de bioestimulantes“, complementou o CEO.








