Biscoitos de chocolate? Como dizia Einstein, mais um caso em que a imaginação supera o conhecimento. Internauta faz testes dando marteladas em tela de celular (vídeo no final da matéria) e o resultado é impressionante.

Uma equipe de engenheiros da Universidade de Queensland, na Austrália, está desenvolvendo um novo tipo de tela de celular que promete ser resistente a rachaduras, ou seja, inquebrável. O mais inusitado dessa pesquisa é que ela foi inspirada em uma conversa informal sobre biscoitos.

Biscoito inspirou criação da tela de celular inquebrável

O líder da pesquisa, Hou Jingwei, disse em entrevista ao Create que teve a ideia de criar um novo tipo de vidro composto refletindo sobre a composição dos alimentos.

Atualmente, as telas dos celulares estão sobrepostas umas às outras, como um sanduíche. Assim como o sanduíche de várias camadas é difícil de segurar na mão, essa estrutura também torna a tela do telefone mais propensa a rachaduras.

Biscoito inspirou criação da tela de celular que não racha
Da esquerda para direita: Professor Lianzhou Wang, Dr. Jingwei Hou e Professora Vicki Chen.

Ao contrário do vidro tradicional, que é feito de uma estrutura compacta, o novo vidro em estudo tem uma aparência esponjosa, crivada de furos, o que o torna mais flexível e rígido.

A professora Vicki Chen disse que foi um desenvolvimento empolgante.

Não só podemos tornar esses nanocristais mais robustos, mas podemos ajustar suas propriedades opto-eletrônicas com fantástica eficiência de emissão de luz e LEDs de luz branca altamente desejáveis“, disse o professor Chen.

A partir daí, os engenheiros tentaram fazer uma tela feita de zinco e chumbo que se parecesse mais com um “biscoito de chocolate“. Eles colocaram minúsculos “pontos quânticos” – minúsculas partículas semicondutoras emissoras de luz – no fundo deste vidro poroso. “Lá, o material [de vidro] é como massa de biscoito e os pontos quânticos são como lascas de chocolate”, disse Hou.