Você sabe o que é vazio sanitário da soja? E como adotar essa prática em sua propriedade? Confira o que o AGRONEWS® separou para você leitor!
Por Bianca Mortelaro/AGRONEWS®
O vazio sanitário da soja é uma técnica adotada na entressafra, período determinado pelo fim da colheita até o início do novo ciclo produtivo, com principal objetivo de combater o fungo causador da ferrugem asiática, ela é considera a técnica mais efetiva e viável pois diminui os custos com manejo e melhora a rentabilidade da lavoura.
20 estados brasileiros utilizam o vazio sanitário, cada um possui seu próprio calendário de acordo com a definição dos órgãos de defesa agropecuária e as diretrizes do governo federal.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Como realizar o vazio sanitário?
O vazio sanitário é determinado por órgãos competentes e é o período de ausência de plantas vivas, neste caso a soja, em determinada área da propriedade. Este ciclo tem duração de 90 dias.
Deve ser realizado as seguintes precauções:
- Realizar a limpeza da área de cultivo da soja após a colheita;
- Utilizar métodos para aniquilar todas as plantas do terreno, sejam voluntárias ou não (que germinam no solo sem planejamento prévio), como a aplicação de defensivos;
- Manter a área de cultivo sem plantas até o fim do período estipulado no calendário do seu estado.
Este período escasso de plantas pode ser aproveitado pelo produtor para a realização da análise do solo e prepará-lo para a próxima safra.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
O que é ferrugem asiática?

A ferrugem asiática e ocasionada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, e é considerado uma doença agressiva. Sua disseminação ocorre pelo vento que carrega os esporos (unidades de reprodução), por isto, a doença espalhou-se rapidamente nas principais regiões produtoras do País.





