Tremor ocorreu em região pouco povoada na floresta Amazônica e a região Norte do Brasil está na rota do abalo

Um terremoto com magnitude 7.5 atingiu o norte do Peru a cerca de 40 km (25 milhas) da cidade de Barranca na manhã deste domingo (28), informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS, em inglês). O tremor foi sentido em várias cidades do Acre, com mais intensidade na região do Vale do Juruá.

Moradores do Juruá que o tremor sentido foi uns dos mais intensos e duradouros dos últimos tempos. Dados oficiais apontam que o evento foi localizado a 112 km de profundidade e segundo o USGS, Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA, a magnitude do tremor foi calculada em 7.5 magnitudes.

Do total de 287 eventos dos últimos sete dias , 261 deles foram classificados como de intensidade leve e 23 atingiram o status de moderados. 3 tremores foram classificados entre forte e muito forte, como este que aconteceu hoje.

Nas redes sociais, diversos acreanos relataram o caso envolvendo o tremor e afirmando tê-lo sentido.

Abaixo você confere um vídeo com cenas terremoto com magnitude 7.5 registrado na região Amazônica e publicado no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=UtfovBPeWTY

O Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo disse que o terremoto ocorreu em uma região pouco povoada na floresta amazônica. Também foram relatados nas redes sociais tremores na capital do Peru, Lima.

O terremoto também foi sentido na Colômbia, no Equador e na região norte do Brasil, segundo o USGS.

Não houve relatos imediatos de feridos. Nas redes sociais, moradores da região amazônica peruana postaram imagens de ruas com rachaduras e algumas residências parcialmente destruídas.