Prefeitura e Sindicato Rural de Cuiabá reuniram-se para traçar estratégias para a criação de um grande centro de formação profissional no Parque de Exposições.
Aconteceu na manhã desta quarta-feira(08), no Sindicato Rural de Cuiabá, uma reunião de alinhamento das ações que estão sendo desenvolvidas para a revitalização do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. A reunião contou com a participação da diretoria do Sindicato rural, do vice-prefeito José Roberto Stopa e lideranças do setor.
Essa revitalização tem sido uma discussão importante, principalmente por conta da localização estratégica e da possibilidade de uso desta área nobre para eventos de todas as naturezas. Com a transformação, o espaço poderá receber com mais qualidade, eventos ligados à agricultura, pecuária, piscicultura e muito mais, além de contar com toda infraestrutura logística de hotéis e comércio na região. Além disso, a revitalização também poderá ser um fator importante para a formação de mão de obra qualificada, principalmente em áreas que têm sofrido com a escassez de profissionais, como agricultura e pecuária.

Centro de formação profissional
Para o vice-prefeito Stopa, que também ocupa a cadeira de secretário de Obras Públicas de Cuiabá, o Centro de Eventos Jonas Pinheiro poderá contribuir não só para o entretenimento e negócios, mas também como uma ferramenta de políticas públicas que visem resgatar e recuperar pessoas, oferecendo novas oportunidades de vida através de cursos de formação para jovens adolescentes. “É importante ressaltar que essa não é apenas uma obra de infraestrutura. Estamos falando de política pública, de transformar e dar oportunidade às pessoas, de melhorar a formação das pessoas e de oferecer novas possibilidades. Adolescentes de 13, 14, 15 ou 16 anos que talvez não tenham o que fazer terão a oportunidade de fazer um curso de formação e ter uma nova chance na vida. Esses cursos sem dúvida alguma vão favorecer o produtor rural que terá mão de obra qualificada e também vão favorecer políticas que resgatarão e recuperarão pessoas, oferecendo novas oportunidades.“, afirma Stopa.
A conclusão das obras do Parque está prevista para 2024 e até lá, a prefeitura continuará trabalhando novas estratégias de integração com as demais áreas da região para a criação de um grande complexo de turismo, lazer, entretenimento, negócios e capacitação.
“Não tenho dúvidas de que assim que entregarmos em 2024 toda essa infraestrutura pronta, criaremos aqui um centro de referência não só para Mato Grosso, mas também para o centro-oeste do Brasil. As pessoas que vivem aqui terão treinamento, palestras e um local adequado na capital do estado, que deve ser, sem dúvida, a capital do agronegócio. Com a execução deste parque, temos certeza de que criaremos um local de referência que beneficiará a todos.“, completa o vice-prefeito.





