Frio insano de -79ºC negativos atinge EUA por consequência de um vórtice polar vindo do ártico que trouxe condições nunca vistas antes na região. A atmosfera estratosférica desceu a uma altitude tão baixa que o ozônio tornou-se percebível.

Frio insano de -79ºC negativos atinge EUA

A tempestade ártica está a caminho do nordeste dos EUA, com temperaturas recordes previstas em vários pontos, incluindo o Monte Washington, onde o vento frio pode chegar a -79°C, segundo meteorologistas. O NWS (Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA) alerta para condições extremamente perigosas causadas pela intensa frente fria.

Em Boston e Worcester, as escolas foram fechadas por preocupações com o risco de hipotermia e congelamento. A prefeita de Boston, Michelle Wu, declarou estado de emergência e abriu centros de aquecimento para ajudar os residentes a enfrentar o que o NWS avisa ser uma frente fria “única em uma geração“.

Frio insano de -79ºC negativos atinge EUA, camada de ozônio tornou-se perceptível

A intensa previsão de frio forçou o fechamento raro do Museu da Boston Tea Party. International Falls, em Minnesota, foi o local mais frio, com temperaturas em torno de -38°C, e a queda de neve seria limitada devido ao ar seco, segundo meteorologistas.

O observador meteorológico de Mount Washington, Alexis George, destacou o perigo do frio. “Nessas condições brutalmente frias, o risco de hipotermia e congelamento será exponencial”, escreveu.

Ele afirma que: “Essas condições de frio irão rapidamente roubar o calor do corpo, com a possibilidade de que a pele exposta congele em menos de um minuto. Mesmo pequenos erros podem ser fatais, com um simples escorregão ou óculos embaçados podendo resultar em uma situação potencialmente fatal. Neste clima extremo, os serviços de resgate podem ter dificuldades em responder de forma eficaz a qualquer emergência”, completa.

Frio insano de -79ºC negativos atinge EUA, camada de ozônio tornou-se perceptível

Camada de ozônio tornou-se perceptível

O Nucleo de ar frio, impulsionado do Ártico canadense para os EUA por correntes de alta altitude, está centrado nas planícies dos EUA. As temperaturas devem cair ao longo do dia na sexta-feira e ocorrer um recorde de -46°C no Monte Washington. A sensação térmica pode chegar a -79°C no pico do Monte Washington.

A temperatura em Boston está cerca de -6°C, com previsão de descida ao longo do dia e atingir -19°C à meia-noite. Em Worcester, as temperaturas devem cair para -25°C antes de começarem a aumentar no sábado.