Batizado de Optimus (assim como no Transformers), o equipamento está em fase de protótipo, mas uma primeira versão poderá chegar ao mercado em 2023. No futuro, este robô será capaz de fazer download de memórias e personalidades, segundo o bilionário Elon Musk, confira!
Download de capacidades cerebrais
“Os robôs humanoides já são uma realidade”, afirmou Musk em entrevista a um site de negócios. Segundo ele, o Optimus é uma espécie de androide trabalhador de uso geral. Inicialmente, ele deve ser usado para executar tarefas que sejam repetitivas, entediante ou perigosas. “Basicamente, um trabalho que as pessoas não queiram fazer. Mas podemos inserir nele coisas que nos fazem tão únicos”, completou.
Veja abaixo uma breve apresentação do conceito por trás deste robô humanoide e surpreenda-se com a perfeição dos movimentos. Aperte o play!
Musk afirmou que acha possível que as pessoas possam um dia transferir suas capacidades cerebrais para um Optimus. “Poderíamos fazer download das coisas que acreditamos que nos tornam tão únicos”, disse ele. “No que diz respeito a preservar nossas memórias, nossa personalidade, acho que podemos fazer isso”, disse o bilionário.
De acordo com Musk, o Optimus contará com um design bípede e de aparência muito similar à de um humano. “Se queremos que o robô possa fazer coisas que os humanos podem fazer, ele precisa ter aproximadamente o mesmo tamanho, forma e capacidade”, concluiu Musk. O bilionário classificou o humanoide como o “desenvolvimento de produto mais importante que estamos realizando neste ano”.
Possível origem do nome
Talvez o bilionário Elon Musk tenha se inspirado no universo dos quadrinhos para dar vida ao seu projeto. No desenho, Optimus Prime é o protagonista do universo Transformers. Ele é o lider dos Autobots, um grupo de robôs Cybertron, e detentor da Matriz da Liderança em quase todas as suas versões. Seu maior inimigo é Megatron, líder dos Decepticons, que na maioria das séries já foi amigo de Optimus em Cybertron. Sua forma alternativa é sempre um caminhão, exceto na série animada Transformers: Robots in Disguise.
No Brasil ficou conhecido na década de 80 como “Líder Optimus” na série animada e “Supremus Absolutus” nas HQs – até a edição nº 06 da Transformers Especial, após esta foi utilizado seu nome original, bem como nas versões animadas posteriores a G1.





