Confira a previsão do tempo nesta quinta-feira e veja a análise do Boletim CLIMATEMPO 29 de setembro 2022. Frente fria provoca temporais no RJ e ES, confira!
A frente fria ainda continua se afastando em direção a costa do Sudeste no decorrer da quinta-feira, o que aumenta muito as condições de temporais no Rio de Janeiro e também no Espírito Santo.
As capitais, Vitória e Rio de Janeiro, ficam com mais nuvens e a chuva acontece em vários momentos. Por outro lado, o volume de chuva diminui em São Paulo, mas ainda tem previsão de chuva forte principalmente no interior paulista.
A região da grande Belo Horizonte ainda fica com tempo instável sob vários momentos. Em Campo Grande e em Cuiabá, aumenta o risco de temporais. Não deve chover em capitais como Brasília, Palmas, Teresina e na região de Fortaleza.
A maior parte do Nordeste permanece com muito sol, calor e pouca chuva. Previsão apenas de chuva concentrada no litoral nordestino. Mas aumenta o risco de temporais em Rondônia e também no estado do Acre.
Como podemos ver na análise do Climatempo, a região Norte do Brasil ainda continua com tempo muito abafado e com chuva forte no período da tarde. Já na região Sul a chuva começa pela manhã em Santa Catarina, mas aos poucos vai perdendo intensidade no Paraná. O volume de chuva também diminui, mas ainda ocorrem pancadas ao longo da quinta-feira.
Já no Rio Grande do Sul, a chuva pode vir com forte intensidade em Uruguaiana, mas na capital Porto Alegre a previsão é apenas para chuviscos.
Quanto a temperatura, no Rio de Janeiro a máxima não passa dos 23º graus, em Cuiabá continua abafado com máxima de 32º graus e na capital Porto Alegre a máxima é de apenas 19º graus.
Boletim CLIMATEMPO 29 de setembro 2022
Capital paulista com a maior quantidade de raios desde maio
Nesta última terça-feira (27), a cidade de São Paulo registrou a maior quantidade de raios em um dia desde meados de março deste ano de 2022. Foram um total de 154 raios e 405 descargas elétricas atmosféricas.

Os municípios que mais tiveram relatos de raios no estado de São Paulo, na última quinta-feira (27), foram, São Paulo, Itapetininga, Campo Bonito, Bananal, Junqueirópolis e Piedade, com mais de 80 relatos, pelos sensores.

Na terça-feira, 27 de setembro de 2022, foi registrado um total de 2.681 raios e 10.121 descargas elétricas atmosféricas no estado de São Paulo. Só que a maior quantidade de raios pelo estado de São Paulo em um único dia neste ano de 2022 segue o relatado no dia 21 de setembro, com 32.347 raios.
Diferença de raio e descarga elétrica
Há uma grande diferença entre raios e descargas elétricas atmosféricas. As descargas atmosféricas são geradas pelas nuvens de tempestades e podem ou não se conectar ao solo. Já os raios, são somente as descargas que se conectam ao solo.





