Veja a análise do CLIMATEMPO 28 de fevereiro a 03 de março 2023 e confira a previsão do tempo em todas as regiões do país nessa semana.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) anunciou que os reservatórios de hidrelétricas no Brasil estão nos melhores níveis desde 2007. Isso é uma ótima notícia, já que a hidroeletricidade é a principal fonte de energia no país. No entanto, o índice de água disponível no solo em algumas regiões, especialmente na metade norte de Minas Gerais, boa parte da Bahia e no sertão nordestino, está muito baixo. Em algumas áreas, a umidade do solo é de apenas 10%. O mesmo cenário também é observado na faixa oeste do Estado do Rio Grande do Sul e no estado gaúcho, onde alguns produtores relataram perdas na produção de milho e soja.
Embora as regiões de Minas Gerais e Bahia tenham registrado chuvas abaixo da média, os próximos dias não devem trazer um alívio significativo. As chuvas mais fortes devem se concentrar na região sul de Minas Gerais, no estado de São Paulo, na faixa oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul, onde são esperados acumulados acima de 100 milímetros. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma faixa de nuvens que circunda a Terra, continuará afetando o norte do país, onde são esperados grandes volumes de chuva.
Os temporais na região centro-oeste devem ocorrer apenas no final da tarde, o que é uma boa notícia para os produtores que querem colher a soja e o milho. Além disso, o plantio do milho segunda safra deve começar na próxima semana. A previsão é que a chuva se espalhe pelo Brasil nos próximos dias, alcançando inclusive regiões que estão com índices de água disponível no solo baixos, como o norte de Minas Gerais, boa parte do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e também da Bahia. Espera-se que cerca de 75 mm de chuva caiam em algumas áreas dessas regiões, sendo que os maiores volumes acumulados devem ocorrer no norte do Pará e em áreas do Amazonas.
Por fim, é importante lembrar que a chuva é fundamental para a produção agrícola e para o abastecimento de água nas cidades. Portanto, é necessário acompanhar as previsões meteorológicas e adotar medidas de conservação de água sempre que possível.
CLIMATEMPO 28 de fevereiro a 03 de março 2023
Assista a análise completa logo abaixo. Aperte o Play!




